terça-feira, 2 de março de 2010

raramente procuro médicos
na verdade, das ultimas vezes
fui apenas por causa do atestado
para justificar as faltas do trabalho

há tempos optei
por ouvir meu corpo
reconhecer seus processos
e procurar me tratar
de forma natural

um dia me dei conta
que desde criança
já não confiava
na medicação industrial,
nem nas vacinas
porque guardo até hoje
uma marca grande no braço
da vacina que fui obrigada
a tomar na escola porque
retirei meu braço na hora
como defesa
mas criança
na maioria das vezes
não tem escolha

outra lembrança
é de um dia ter me dado
a permissão para
não mais tomar os remédios
que minha mãe obrigava
a fim de que eu engordasse
um dia me vinguei
e passei a enterrá-los
no fundo do quintal!


quando finalmente pensei
ser livre pra fazer minhas escolhas
optei conscientemente
pelas vias naturais

hoje, pela segunda vez
após seis meses
precisei recorrer
ao posto de saúde
(ou de doença?)

da vez anterior
tive o azar de ser
atendida por um ser
que com certeza
não tem amor ao que faz
talvez em seu consultório
particular, possa ter um pouco
não sei se amor...
se é que ele sabe o que é isto.

mas são águas quase passadas
quase, porque se não escolho
ontem, teria o desprazer
de ser atendida novamente por ele
que prá mim ficou sendo visto
como uma versão de "O médico
e o monstro" e sei que pra
muitas outras pessoas também

o fato é que então
voltei no dia seguinte, hoje
pela manhã para ser atendida
por outro doutor...
cheguei antes das 7 da manhã
porque avisaram que ele iniciava
os atendimentos as 7!
este acho um fato curioso
da maioria dos médicos brasileiros
será que em outros países será
assim também?
porque sempre atrasam?


bem, ele chegou as 7:30h
sou de observar bem essas coisas
pois que sempre achei esquisito
os médicos se atrasarem

haviam algumas pessoas na minha frente
e quando elas começaram a entrar
e sair com a mesma rapidez do vento
que soprava lá fora
achei aquilo de novo esquisito...

dentre os cartazes colados
nas paredes do posto
um deles me chamou a atenção
dizia que os médicos se preparam
em média dez anos
para poderem fazer um bom serviço

em menos de dez minutos
vi este médico atender 3 pessoas!!!
vi também ele sair da sala
e gritar irritado pra alguma
atendente que ele estava sem carbono, pô!



gripe pelo que sei e sinto
é uma forma que o corpo
encontra de liberar as tristezas
que a gente acha que pode esconder
então, das vezes em que ela me apanha
sempre reconheço que haviam coisas
pra serem retiradas, purificadas...

trabalho na área de saúde
também pública
e capto muita tristeza alheia
com meu servíço de escuta
me sinto as vezes
faxineira de emoções

eventualmente um cansaço
me assola
vontade de descansar
ficar sem nada fazer
me recompor
ou fazer outras coisas
que na rotina do cotidiano
perco a motivação

mas o sistema
exige uma dura disciplina
quase um quartel
e o sentido
da vida
se há um descuido
quase se esvai

doença qualquer é desequilibrio
gripe é quase sinônimo de
recolhimento
assim como o
primeiro dia
que menstrua
toda mulher

deveria ser
parada obrigatória
pro corpo
se reabastecer

em menos de 5 minutos
sou atendida pelo doutor
que estudou 10 anos
conforme o cartaz

este até que me examinou
me fez mostrar-lhe a língua
não enfiou aquele palito
que sempre me causava ânsia
e me pediu pra respirar

percebi sua impaciência
(além da falta do carbono)
quando examinava meu tórax
pois dizia pra eu respirar
enquanto eu ainda terminava de expirar
será que pra ele respirar
é só inspirar?
ou meu tempo de respirar
é tão grande
que iria interferir
no seu tempo de trabalho?
ou de vida?

preferi não questionar-lhe
afinal de certa forma
estava em suas mãos
o tal do atestado
tão necessário
pra justificar meus dois dias
de falta

pelo tamanho
da sua barriga
achei melhor
ficar na minha!

afinal fui de certa
forma obrigada
pelo sistema de saúde
ao qual de certa forma
faço parte
a comprovar no papel
o meu mal-estar
pois minha palavra
nem minha indisposição
servem para garantir meu descanso

saio do posto
com vários comprimidos
isto porque ainda
deixei uma cartela
porque havia ganhado
20 comprimidos!

como não iria e não vou
tomar nada pra comprimir
minha dor
saio de lá
com a percepção
mais evidente
do quanto nosso
sistema de saúde
é doente

médicos que
apenas medicam
vários papéis
como se compensassem
o papel verdadeiro
da medicina

na volta pra casa
sentindo o vento frio
do outono que vem
chegando um pouco apressado
paro no semi bosque
de eucaliptos
e apanho uns galhos
de algumas árvores
que generosamente
permitem que alcance
alguns galhos seus

ao invés de paracetamol
prefiro inalar
eucalipto
tomar seu chá
gengibre, alho
mel e limão
e aproveitar
sem qualquer
perpectiva de culpa
um dia sagrado
de descanso
fazendo de fato
corpo mole
como sinto
meu corpo neste instante

fazer corpo mole
ao contrário do que
se pensa
é amolecer as tensões
a rigidez e o controle
que faz com que a gente
se torne máquina
ou alguém que sente
tão importante
ao ponto de nunca
poder se ausentar


sei que tudo funciona
sem minha presença
não sou insubstituível
e ninguém depende
de mim pra viver

e a gripe
vem só
pra me fazer lembrar
que ainda adoeço
porque não sei
ser inteiramente natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

borago

borago

Seguidores

Arquivo do blog